Notícias
 
Massacre de sertanejos é tema de livro lançado na APL
Fonte: Assessoria | Publicado em: 24/03/2014  
 
Na primeira metade do século passado aconteceu um dos episódios mais sangrentos da história nacional. Trata-se da Guerra do Pau de Colher ou Guerra dos Caceteiros. O massacre de sertanejos aconteceu mais precisamente no ano de 1938 e deixou mais de mil mortos. Esse acontecimento é o tema do livro “Guerra do Pau de Colher: Massacre à Sombra da Ditadura Vargas” de autoria do escritor Marcos Damasceno.
 
O autor apresentou a obra no último final de semana na sede da Academia Piauiense de Letras – APL. Na ocasião, Damasceno explicou como se deu o trabalho de elaboração do livro e a coleta dos depoimentos que compõem a obra, que desde seu lançamento já conquistou dez prêmios de Direitos Humanos.
 
“A comunidade de Pau de Colher foi destruída sob a acusação de ser um reduto comunista, no entanto, tratava-se de um arraial messiânico. Esse trabalho de resgate é importante porque é um enfrentamento à versão oficial da elite da época. Aquele lugarejo sofreu um massacre militar e moral”, relatou Marcos.
 
O imortal Oton Mário Lustosa, que presidiu a sessão de lançamento, também defendeu a necessidade de uma obra que expusesse os fatos sobre um dos maiores massacres da história do país. “Não havia um relato condizente com a importância desse momento. Essa obra mostrará o Piauí ao Brasil e ao mundo, pois é um livro digno de todos os elogios por recuperar essas informações”, afirmou Oton Lustosa.
 
Estiveram presentes a sessão, além dos imortais da APL, o editor do livro Sérgio Farias e o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seccional Piauí, Márcio Felipe.

Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723