Notícias
 
APL homenageia personalidades femininas
Fonte: Assessoria | Publicado em: 31/03/2014  
 
A Academia Piauiense de Letras – APL, realizou no último sábado (29) uma sessão especial em alusão ao mês da mulher. Na ocasião, personalidades de destaque na área cultural e social foram homenageadas na sede da entidade.
 
No início do evento, houve uma exposição de banners sobre as imortais que já passaram pela APL, como as escritoras Amélia Beviláqua e Alvina Gameiro. As atuais acadêmicas Nerina Castelo Branco, Fides Angélica, Teresinha Queiroz e a recém-eleita Socorro Rios Magalhães, que tomará posse em abril, também receberam homenagem na ocasião.
 

 
A decana da entidade Nerina Castelo Branco, conta que seu ingresso na Academia foi marcado por uma importante decisão. “Na época fui indicada a ocupar uma das novas cadeiras criadas. No entanto, não quis receber essa indicação e preferi me submeter a votação. Fui eleita por unanimidade, porém apenas eu me submeti ao sufrágio”, afirma Nerina, que na ocasião de sua eleição se destacou escrevendo para jornais e publicando poesias.
 

 
A escritora e professora Lizete Napoleão foi umas das homenageadas da solenidade. “Sinto-me lisonjeada, pois trata-se do resultado de um trabalho desenvolvido ao longo da vida. Recebo essa  homenagem com muita humildade”, relata a escritora, que lançou seu primeiro livro no ano de 1994.
 
Segundo o jurista Nelson Nery Costa, presidente da Academia, a solenidade buscou alcançar tanto as personalidades femininas que atuam na produção de cultura, quanto aquelas que tem um importante trabalho social, o caso da delegada Vilma Alves.
 

 
A homenageada Marleide Lins, escritora e editora, conta que além de escrever poesias, também atua na publicação e editoração de materiais literários. “Também me preocupo com o processo de registro e editoração, bem como em captar dados sobre a participação da mulher na literatura e com a historiografia literária de um modo geral”, explica.
 
HOMENAGEADAS:
 
Delegada Vilma Alves
Professora Divaneide Oliveira Batista de Carvalho
Professora e empresária Alda Veloso
Escritora Marleide Lins
Professora Tércia de Moraes Leal
Professora Maria Nilza Moraes

Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723