Notícias
 
Academia Piauiense de Letras realiza evento em defesa do Rio Parnaíba
Fonte: Assessoria | Publicado em: 09/05/2014  
 
A Academia Piauiense de Letras – APL, promoverá no dia 17 de maio, em sua sede, um evento intitulado “Encontro em Defesa do Rio Parnaíba”. A atividade terá início às 09h30, na sede da entidade, e visa gerar ações concretas em relação à problemática ambiental que envolve o rio.
 
Para alcançar esse objetivo, a APL convidou o deputado federal José Francisco Paes Landim, para que este leve ao Congresso a preocupação em relação a atual situação de degradação do Parnaíba. Segundo o acadêmico Elmar Carvalho, há muitas ações relacionadas à questão ambiental no Piauí, entretanto, há poucos resultados efetivos.
 
“Nossa pretensão é fazer com que as questões debatidas no evento possam ter repercussão no Congresso Nacional por meio da participação do deputado Paes Landim. Essa repercussão é importante, pois através dela é possível que se aloquem recursos em defesa da preservação e recuperação do Rio Parnaíba”, explica o imortal.
 
O Parnaíba, também conhecido como Velho Monge, nasce na Chapada das Mangabeiras e serve de divisa entre os Estados do Piauí e Maranhão. O rio deságua no Oceano Atlântico formando o único Delta em mar aberto das Américas. Entretanto, ao longo dos anos, o Parnaíba vem perdendo sua navegabilidade o que prejudica o desenvolvimento do potencial econômico.
 
A programação do evento incluirá palestras dos acadêmicos Humberto Guimarães e Elmar Carvalho, que explica que a entidade deve estender sua participação às causas sociais. “A APL, por congregar intelectuais, tem uma preocupação com os problemas que afetam a sociedade, sejam eles de natureza política ou não. Além disso, o Rio Parnaíba é de imensa importância cultural para nós, pois já foi objeto de poemas e também foi cenário de romances e contos”, analisa Elmar.
 
Obras importantes da literatura piauiense como “Palha de Arroz” do escritor Fontes Ibiapina, “Beira Rio, Beira Vida” de autoria do consagrado Assis Brasil e “Rio Subterrâneo”, marco da obra de O.G. Rego de Carvalho são alguns dos livros que trazem o Rio Parnaíba como elemento de composição indispensável.

Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723