Notícias
 
Academia Piauiense de Letras lança livro sobre a Família Nunes no Piauí
Fonte: | Publicado em: 04/07/2014  
 

O advogado e imortal da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda, lançou o livro “Apontamentos Genealógicos da Família Nunes” durante sessão especial da APL neste final de semana. O livro traz uma investigação acerca dos primeiros Nunes que chegaram ao Piauí e o entrelaçamento com outras famílias, até os dias de hoje.

A apresentação da obra foi feita pelo deputado estadual e acadêmico Wilson Nunes Brandão. Segundo o imortal, a obra tem uma fundamentação sólida por ser embasada em pesquisas de documentação pesquisada em cartórios como certidões de imóveis, de casamento, de nascimento e óbito, além de documentos conseguidos em igrejas.

“O livro tem uma profundidade de pesquisa e retrata a história bonita dessa família, que é oriunda de Portugal. Cinco irmãos chegaram à região de Valença. São cinco colonizadores ainda no século XVII. A publicação traz uma segurança pela documentação e que mostra o entrelaçamento com várias outras famílias. A obra fica marcada para a posteridade e deixa a ideia de que, a família da qual me orgulho, tem pessoas que brindaram o Piauí com sua intelectualidade”, destacou o deputado e acadêmico Wilson Nunes Brandão.

 

A pesquisa traz a colonização a partir desses cinco irmãos Nunes, que chegaram de Portugal na região de Valença. A partir de então, a família se expandiu para outros municípios, como Amarante, Oeiras e Regeneração.  O patriarca dessa família, do qual se tem a notícia mais antiga em registro, trata-se de Pedro José Nunes.

A obra contém fotos de membros da família, cartas e imagens dos municípios onde os Nunes residiram e formaram famílias.

A pesquisa de Reginaldo Miranda iniciou dentro de casa. Ele é casado com Maira Nunes, nascida em Regeneração. “Ainda, quando da elaboração  de livros sobre os aldeamentos indígenas e o Município de Regeneração compulsamos toda a documentação disponível sobre o Médio-Parnaíba piauiense, cenário em que viveram e que vivem a maioria dos personagens dessa genealogia. Foi fácil, pois, reunir informações sobre a família Nunes e outras daquela região a que estamos ligados por laços de perene afetividade. Presentemente socializamos essas informações com os demais interessados, na esperança de que possam aprofundar as origens, complementar as lacunas e preencher os claros existentes”, declarou Reginaldo no proêmio da obra.


Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723