Notícias
 
Academia Piauiense de Letras aprova voto de louvor para projeto de Lei
Fonte: | Publicado em: 04/07/2014  
 

A Academia Piauiense de Letras – APL, aprovou, por unanimidade, voto de louvor ao projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Merlong Solano (PT). A proposta do parlamentar sugere pelo menos 1/3 das obras de literatura adotadas em escolas da rede pública e privada seja de autores piauienses.

O objetivo do projeto é estimular a leitura de obras de escritores locais pelos estudantes e dessa forma promover a formação de público para esse segmento da literatura.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que os autores piauienses são de grande importância para a educação. “Essas obras geram maior conhecimento sobre nossa cultura, identidade, história, território, literatura, entre outros aspectos que devemos absorver e aprender desde cedo”, afirma Merlong Solano.

A iniciativa visa também buscar o cumprimento do parágrafo 1º do Artigo 226 (Capítulo III da Educação) da Constituição do Estado do Piauí, que obriga o ensino de literatura piauiense nas escolas públicas e particulares do Estado.

De acordo com o imortal da APL, Zózimo Tavares, há tempos algumas escolas descumprem o que está determinado na Constituição do Estado. “Até aqui o dispositivo tem sido letra morta, sendo observado, ainda de maneira tímida, por uma ou outra escola mais preocupada e comprometida com a cultura piauiense”, avalia Zózimo.


Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723