Notícias
 
Hardi Filho é homenageado em sessão especial da APL
Fonte: | Publicado em: 4/7/2014  
 

A Academia Piauiense de Letras encerrou as sessões deste primeiro semestre com uma homenagem aos 80 anos do poeta Hardi Filho. A sessão especial, comandada pelo presidente da entidade, Nelson Nery Costa, teve a presença de imortais, amigos e familiares do poeta, jornalista e ensaísta.

O escritor Herculano Moraes explanou a importância da poesia de Hardi Filho para a cultura piauiense e contou como começou a amizade entre eles, na década de 60, em meio à conturbação da ditadura. Herculano e Hardi trabalharam juntos na Rádio Clube de Teresina. “O Hardi, na época, criou um pseudônimo. Eu enfrentei umas cadeias. Foi uma época difícil. Hardi tem uma poesia mais ligada a Augusto dos Anjos, mais emblemática, mais simbolista. E eu sou mais romântico”, comparou.

Francisco Miguel de Moura explicou que Hardi foi o primeiro amigo que fez ao chegar a Teresina e ressaltou que o poeta é um “homem de probidade, pacato e bom, homem de família, com 80 anos de vida proveitosa, principalmente na poesia”. Contou ainda como se estabeleceu a amizade e os ideais que tinham em comum.

Já Elmar Carvalho lembrou do surgimento da internet e a aversão de Hardi às tecnologias. “Ele sempre fez questão de escrever a mão, como se a inspiração passasse pelo lápis e fosse transcrita para o papel. Sempre foi refratário a tecnologia”,  afirmou.

Ao final da solenidade, Hardi Filho se pronunciou agradecendo a homenagem da forma que mais se identifica. Leu o poema Cantilena, relatando sua infância, adolescência, a relação com os pais, a juventude, o casamento, o nascimento dos seis filhos. No texto, Hardi compara-se a um “Dartagnan” em sua busca por justiça, amor sonhos e poesia, e finalizou o texto falando de sua relação com Teresina, “que é melhor que Paris”.


Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723