Notícias
 
APL lembra os 90 anos de Petrônio
Fonte: Assessoria | Publicado em: 08/09/2015  
 
A Academia Piauiense de Letras (APL) realiza Mesa Redonda no próximo sábado, 12, a partir das 10 horas, em seu auditório, para lembrar a passagem dos 90 anos de nascimento do ex-senador e ex-ministro Petrônio Portella. O homenageado nasceu em Valença do Piauí no dia 12 de setembro de 1925.
 
A Mesa Redonda será coordenada pelo acadêmico M. Paulo Nunes, presidente do Conselho Estadual de Cultura e contemporâneo de Petrônio Portella. Também falarão sobre o ex-ministro os acadêmicos Celso Barros, Jônathas Nunes e Zózimo Tavares. Na abertura, será exibido um vídeodocumentário produzido pelo Senado sobre a trajetória política de Petrônio Portella. A sessão é aberta à comunidade.
 
Petrônio Portella era advogado. Ao disputar a primeira eleição, para deputado estadual, foi derrotado. No pleito seguinte, elegeu-se para a Assembleia Legislativa, iniciando uma carreira pública ascendente. Foi prefeito de Teresina, governador e senador da República por dois mandatos, presidindo o Congresso Nacional duas vezes.
 
Ele morreu em 1980, aos 54 anos, ocupando o cargo de ministro da Justiça, através do qual exercia o papel de articulador político do governo. Nessa função, estava empenhado na condução do processo de abertura política. O maior passo nesse sentido foi a anistia, de agosto de 1979, que permitiu a volta dos exilados e a recuperação dos direitos políticos dos cassados.
 
MESA REDONDA – O coordenador da Mesa Redonda sobre Petrônio Portella, escritor M. Paulo Nunes, 89 anos, é um companheiro de geração do homenageado, tendo convivido com ele em Teresina e em Brasília. O jurista Celso Barros, 93 anos, militou com Petrônio na política, ora no mesmo palanque, ora em palanques separados. O professor Jônathas Nunes, 81 anos, coronel reformado do Exército e ex-deputado federal, escreveu o livro “1964: o DNA da Conspiração”. Já o jornalista Zózimo Tavares, 53 anos, escreveu a biografia do ex-ministro. 

Notícias anteriores

Voltar | Página principal

 


APL - Academia Piauiense de Letras - Copyright 2009 © - Política de Privacidade
Av. Miguel Rosa, 3300/Sul Centro - CEP: 64000-000 - Teresina - Piauí - Fone: (86) 3216-1723