Edição especial da revista da APL aborda os 50 anos da UFPI

Compartilhe o conteúdo!

ppp

A Academia Piauiense de Letras (APL) lançou, em 2024, edição especial de sua revista, Nº 80 – Ano CV, que trata dos 50 anos de fundação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Reunindo sete artigos, o volume traz reflexões sobre a relevância da Universidade para o Estado e para a cultura local, consolidando-se como um marco histórico e um centro vital de pesquisa e ensino no Piauí. Para os interessados, a revista está disponível na livraria da APL.

A coletânea oferece uma retrospectiva abrangente das cinco décadas de história da UFPI, com artigos que narram momentos e eventos marcantes. Um dos destaques é a citação de Darcy Ribeiro, feita em 28 de março de 1979, no campus da Ininga, em que ele enfatiza a UFPI como um espaço de avanço e transformação do mundo.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a publicação é fundamental para quem deseja conhecer a trajetória da Universidade. “É um trabalho que merece uma leitura atenta, pois narra os 50 anos de história da nossa UFPI. Recomendo a leitura tanto para alunos, professores, servidores técnico-administrativos, quanto para a comunidade em geral, pois a revista retrata a criação da UFPI, uma das maiores conquistas do nosso Estado”, ressaltou.

O vice-reitor da UFPI e acadêmico da APL, Viriato Campelo, comentou o processo de criação da edição especial. “Em 2021, realizamos uma série de reuniões com a equipe do professor Zózimo Tavares e com professores e personalidades que foram responsáveis pelos primeiros cinco cursos da Instituição: Filosofia, Direito, Medicina, Odontologia e Administração, no antigo campus de Parnaíba. Assim, a publicação lançada em 2024 resulta desse registro histórico e do diálogo que promovemos para celebrar os 50 anos de fundação da UFPI”, explicou.

Entre os artigos, destaca-se a contribuição do professor da UFPI e membro da APL, Fonseca Neto, com o texto “UFPI: A educação universitária com feição piauiense”. Nele, Fonseca Neto afirma: “A UFPI tornou-se uma referência significativa em pesquisa e ensino no Estado. Cumpriu sua missão, e esperamos que vá além. Formou milhares de graduados e pós-graduados, e o impacto disso na vida social local é evidente.”

Na apresentação da revista, o jornalista e acadêmico da APL, Zózimo Tavares, expressou sua emoção ao revisitar a trajetória da UFPI, recordando seus desafios e conquistas. Ele pontuou: “A expressão cunhada pelo acadêmico Felipe Mendes já se tornou um lugar-comum, mas ainda é a melhor maneira de traduzir a importância da UFPI no nosso contexto sociocultural: ela é um divisor de águas na história do Piauí.”

Fonte: site da UFPI