APL celebra o Dia do Cordel neste sábado

Compartilhe o conteúdo!

1

Para celebrar o Dia do Cordel, expressão cultural que ocupa uma posição relevante no cenário cultural e literário do país, a Academia Piauiense de Letras vai celebrar a data com uma rica programação, neste sábado (28), às 10h, no auditório Acadêmico Wilson de Andrade Brandão.

O evento terá um roteiro diversificado com exposição, palestras de especialistas, diálogos com os artistas, recitais de cordéis e participação dos cordelistas Francisco Almeida, Raimundo Clementino, bem como a presença do presidente da cordelaria Chapada do Corisco, Joames, Marina Campelo, declamador Joaquim da Mata e os repentistas Agamenon e Nonatinho, proporcionando aos participantes um espaço para apreciar a sabedoria e a imaginação nordestina de tecer o bom combate.

O encontro será uma oportunidade para cordelistas, escritores e admiradores dessa arte trocarem experiências e discutirem a produção e divulgação dos folhetos de cordel.

CORDEL: Instituída como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 19 de setembro de 2018, já o Repente recebeu o título em novembro de 2021.

De origem popular, o cordel é um tipo de poesia narrativa que aborda temas do cotidiano, passando mensagens e ensinamentos de forma simples e direta.

Com o passar dos anos, esse estilo ganhou reconhecimento e se espalhou por todo o país, contando também com influências de outros gêneros literários.

Com versos rimados e ritmo marcante, o cordel é uma importante ferramenta de preservação da cultura e da memória do povo brasileiro, abordando temas como amores, desafios, lendas e até mesmo acontecimentos históricos.

História da APL em cordel, pelo cordelista Francisco Almeida.