APL e AML celebram os 100 anos do silêncio de Clodoaldo Freitas com entrega de medalha

Compartilhe o conteúdo!

APL, em conjunto com a AML, celebraram os 100 anos do silêncio de Clodoaldo Freitas. Fotos: Jairo Moura
APL, em conjunto com a AML, celebraram os 100 anos do silêncio de Clodoaldo Freitas. Fotos: Jairo Moura

A Academia Piauiense de Letras, em conjunto com a Academia Maranhense de Letras, celebrou, neste sábado (29), às 10h, os 100 anos do silêncio de Clodoaldo Freitas, em uma Solenidade Especial, com exibição de documentário, lançamento de livro e outorga da Medalha Clodoaldo Freitas.

Inicialmente, foi exibido o documentário “Clodoaldo Freitas, senhor da palavra”, uma produção dirigida por João Vitor de Carvalho Melo e Paulo Neto de Souza Araújo.

O livro lançado “Um Senhor da Palavra: estudos sobre a obra de Clodoaldo Freitas”, foi organizado pela acadêmica Teresinha Queiroz e apresentado pelo acadêmico Zózimo Tavares Mendes.

Na oportunidade, fazendo parte do ritual da entrega das medalhas, foram homenageadas personalidades representativas das letras e da cultura piauiense e maranhense.

A solenidade contou com a presença do presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa.

A cerimônia foi prestigiada por intelectuais, escritores, professores, estudantes e autoridades, dentre elas: o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente da Academia de Magistratura Piauiense, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Piauí, acadêmico Fonseca Neto.

DISTINÇÃO E LEGADO – Clodoaldo Freitas, foi ocupante da cadeira número 1 e primeiro presidente da Academia Piauiense de Letras. Também ocupava a cadeira nº 18 da Academia Maranhense de Letras, sendo este fundador das duas academias promoventes.

ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS– Fundada em 10 de agosto de 1908, por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva.

HOMENAGEADOS:

1. Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati

2. Lourival de Jesus Serejo Sousa

3. Hilo de Almeida Sousa

4. Antônio Fonseca dos Santos Neto

5. Teresinha Queiroz

6. Ricardo Alaggio Ribeiro

7. José Elmar de Melo Carvalho

8. Marcelino Leal Barroso de Carvalho

9. Celso Barros Coelho (In Memorian)

10. Geisiane Dias Queiroz

11. João Vitor De Carvalho

12. Leandro Macedo Santos

13. Mara Lígia Fernandes Costa

14. Maria do Socorro Rios Magalhães

15. Paulo Gutemberg de Carvalho Souza

16. Paulo Neto Souza Araújo

17. Pedro Vilarinho Castelo Branco

18. Rodrigo Thadeu Paiva Dias

19. Reginaldo Miranda

20. Ronyere Ferreira

21. Elizangela Barbosa Cardoso

22. Zózimo Tavares