EUSTÁCHIO PORTELLA Nunes Filho

Compartilhe o conteúdo!

(1929). Sétimo e Atual Ocupante da Cadeira nº 16 da APL. 

Médico, professor, conferencista e escritor, nascido em Valença do Piauí (1929). Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (1953). Médico efetivo do Serviço Nacional de Doenças Mentais, aprovado em concurso público em 1º lugar. Diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Foi professor titular de Psiquiatria, Psicologia e Psicopatologia na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Professor titular de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ. Integrou bancas examinadoras para ingresso de professores na área de psiquiatria nas principais universidades do país, entre as quais USP e Unicamp. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Presidiu a Federação das Associações Psicanalíticas da América Latina (1988-1990). Presidiu o 18º Congresso Latino Americano de Psicanálise com a participação de mais de mil congressistas. Pertence à Academia Piauiense de Letras. Bibliografia. Obsessão e Delírio: neurose e psicose, 1956; Fundamentos da Psiquiatria, 1963; Lobotomia em Pacientes Esquizofrênicos, 1954; Técnicos do Sono Prolongado em Psiquiatria, 1954; O Sentido do Tempo no Homem, 1955; Investigação com a Dietilamina do Ácido Lisérgico, 1955; A Direção Fenomenológica em Psiquiatria, 1955; Motivação da Escolha da Carreira Médica, 1959; Sobre Delírios, 1974; Dinâmica de Um Caso de Neurose Obsessiva, 1973; Conceito de Psiquiatria, 1973; O Médico; Seu Paciente e a Doença, 1975, e Problemas Psicológicos na Patologia Respiratória, 1974.

Fragmentos do seu discurso por ocasião de sua posse na Academia Piauiense de Letras:

“[…] A todos deve estar ocorrendo a pergunta: o que faz um psicanalista numa Academia de Letras? Em 1936, quando Freud estava sendo homenageado pelos 80 anos, foi escolhido para saudá-lo não um psiquiatra ou um psicanalista e sim Thomas Mann, o grande escritor da Montanha Mágica. No discurso que fez reconhece a influência da filosofia e da psicanálise em sua obra exatamente pelas raízes comuns que as fazem convergir para os mitos “tão congênito, diz Mann, é para a psicanálise o interesse mítico como congênito é para a atividade literária o interesse psicológico. A insistência da psicanálise no retorno à infância da alma individual. É, também, já a insistência a um retorno à infância do ser humano aos primitivos e aos mitos”. E acrescenta: “o mito vivido é a ideia épica de minha novela (José e seus irmãos) e me dou conta de que a partir do momento em que Eu, enquanto narrador, dei o passo que leva do individual, burguês ao burguês típico, minha relação com a esfera psicanalítica entrou, por assim dizer, em seu estágio agudo”. O saber psicanalítico é algo que transforma o mundo, sentencia Thomas Mann.

A origem dessa sedução entre psicanálise e literatura já se encontra nos textos freudianos. Foi com os escritores que Freud fez o seu maior aprendizado. Muitas de suas instituições estão em Shakespeare que é citado em quase todas as suas obras. Aprendeu espanhol, para ler Cervantes no original. E chegou a fundar na adolescência uma Academia Castelhana com Silberstein, um amigo, na qual se apelidavam com os nomes de dois cães de um conto célebre do autor de Dom Quixote. É verdade que a psicanálise exerce, hoje, uma influência em toda a vida moderna. Na linguagem habitual do intelectual, da mídia, da dona de casa é frequente ouvir as palavras forjadas por Freud no desenvolvimento da psicanálise. Conceitos como repressão, complexo, sublimação, recalque, estão no vocabulário de todas as pessoas mesmo que nunca tenham lido Freud. Talvez tenha sido o grande ensaísta e biógrafo Richard Ellmann que tenha mostrado com a maior clareza a influência da psicanálise na vida em geral, quando diz: É difícil abrir a boca sem se notar a influência de Freud na linguagem. Conversamos despreocupadamente sobre as inclinações sexuais das crianças, sobre as rivalidades dos irmãos, sobre as dependências para com a mãe, sobre impulsos sadomasoquistas.

Ellmann acrescenta: “talvez a parcela da sociedade mais abalada com o advento de Freud tenha sido a comunidade literária”. No século XIX a literatura foi se acostumando cada vez mais a reivindicar autonomia, como esfera privilegiada e separada. Palavras como ARTE e ARTÍSTICO assumiram uma dignidade extraordinária. A psicanálise destruiu tais pretensões, de várias maneiras diferentes. Primeiro ao sustentar que todos nós, artistas e não artistas, estamos envolvidos na produção crônica de fantasias simbólicas, em sonhos ou divagações, num onirismo mais ou menos controlado. Sendo assim os artistas não formam uma elite e são muito parecidos com as outras pessoas. Por outro lado a psicanálise, disciplina nascente, retira da literatura antiga termos como édipo e narciso e, em certa medida, toma-os como antecipações, de modo que o emprego literário deles se torna mera ilustração de princípios mais amplos. De fato, a palavra édipo, hoje em dia, faz-nos pensar em Freud, não em Sófocles. Isso porque a psicanálise pretende uma antiguidade ainda maior: os édipos já existiam antes que Sófocles escrevesse sobre um deles. Por tudo isso, Freud continua sendo um modelo, ainda que indubitavelmente espinhoso.

Em verdade, a influência de Freud tem sido enorme e crescente em quase todas as artes. Na pintura, não apenas o movimento surrealista mas toda a fase moderna está marcada pela psicanálise. O teatro, hoje, tem nítido acento freudiano. Os grandes nomes do cinema, Bergman, Felini, Bunuel e tantos outros seriam inconcebíveis sem a valorização do mundo interno e dos sonhos como parte fundamental do humano.

Em 1895, Freud já registrava que seus relatos clínicos pareciam mais com novelas do que com antigas observações neurológicas que havia feito. Eram, entretanto, biografias especiais sem heróis nem vilões assim como sem a dominância do tempo físico subordinado agora ao tempo mais próprio do homem que, tal como num sonho, não distingue nem passado nem futuro. Tudo faz parte de um presente mais rico. O espaço também não é o geográfico. A praça Pedro II pode aparecer ao lado do Pão de Açúcar sem que isso inquiete ou espante porque este é o mundo mais global em que vivemos. Em Freud os sentimentos não são quimicamente puros e por isso as virtudes têm os seus vícios e os próprios defeitos, por vezes, assumem certa grandeza.

A paixão de Freud pela literatura teve início na juventude. Em sua correspondência dessa fase encontramos enorme interesse pela filosofia. Especialmente Feuerbach, Locke, Hume. Em Paris, à distância da noiva, consolava- se relendo Dom Quixote, os Trágicos Gregos, Rabelais, Molière, Lessing, Goethe, Schiller e, sobretudo, Shakespeare, sua maior admiração literária.

Em um pequeno e magistral ensaio de 1908, chamado “Escritores criativos e devaneio”, Freud lança as bases daquilo que se poderia chamar de “estética psicanalítica”. Inspirado, talvez, na “poética” de Aristóteles, mostra que há uma continuidade genética entre o brincar da criança, o devaneio de todos nós, os sonhos e a criação artística. Dentro dessa perspectiva poderíamos ver o texto literário como resultante da capacidade maior ou menor de mergulho nessa realidade mais profunda aliado ao poder de traduzi-la para os leitores, suscitando-lhes as emoções de que são capazes. Tanto o autor ao produzir seus trabalhos como os leitores, realizam, simbolicamente, desejos reprimidos tal como a criança o faz através dos seus jogos: “manipulando-se a realidade, cria-se uma outra cena” onde tudo pode acontecer. Passado, presente e futuro se misturam numa temporalidade sujeita apenas às manipulações do desejo. Isso compõe a famosa “sedução estética”.

A forma literária com toda sua beleza teria a mesma função sedutora do “prazer preliminar” erótico. Ao derrubar as barreiras da repressão, permite que se libere um prazer mais intenso e mais profundo.

Mesmo tendo se ocupado de outras formas de arte, era o escritor e sobretudo o poeta que Freud tinha em mente quando aludia a natureza da criação artística. Confessava uma certa inveja da facilidade com que os escritores atingiam intuições profundas sobre o homem, enquanto o psicanalista só conseguia resultado semelhante após penoso e demorado trabalho. Perguntava: Por que é que ainda hoje, depois de volver de tantos séculos ainda ficamos emocionados com a tragédia do Édipo Rei? Isso ocorre porque Sófocles atingiu uma verdade profunda e universal do ser humano.

Se Freud exerce tanta influência sobre a literatura, foi também enormemente influenciado pelos grandes escritores. Entre os seus precursores estão os trágicos Gregos, Shakespeare, Goethe, todos autores que relia com freqüência, e cita abundantemente em suas obras. Foi a partir dessas influências que empreendeu a tarefa de exame minucioso e exaustivo da vida de seus pacientes e da sua própria, decidindo a não esconder nada, mesmo os achados que lhe fossem mais difíceis.

Desse modo, consistiu sua grandeza que o faz consoante o corpo editorial da revista TIME um dos candidatos ao homem do milênio quando concorrerá com Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, Shakespeare, Newton, Einstein e tantos outros de igual estatura.

Uma de suas frases prediletas e citadas era de Hamlet: “Se cada um de nós fosse tratado como merece, quem escaparia ao açoite?”. Essa consciência humilde dava a Freud uma grande tolerância e respeito para com todos os aspectos do humano. Não foi entretanto nenhum santo. Cometeu muitos erros, embora procurasse sempre a verdade. Habitualmente é mal compreendido, sobretudo pelos que o conhecem de segunda mão, em divulgações simplificadoras. Apesar de tudo isso, foi, indubitavelmente, um dos homens que marcam com maior forma o século em que vivemos.

Entre as descobertas de Freud está o interesse na investigação do passado para entender melhor o presente-futuro. Esse é o trabalho diário de todo analista. As influências, sobretudo as mais primitivas, exigem um exame exaustivo e demorado. Os ambientes de Valença e Teresina tatuaram de modo indelével minha infância e adolescência. As minhas raízes estão aqui. Para reforçar esses vínculos, postulei a Cadeira 16 que, para mim, tem um valor simbólico ainda maior, por razões fáceis de entender. Agradeço a generosidade dos acadêmicos que me permitiram atingir esse objetivo.

Como assina T. S. Eliot “Atingir um fim é atingir um começo”. O fim é o ponto de onde encetam a jornada.

Comentários 

Eustáquio Portela, com a força de sua inteligência e as gamas da sua cultura, vem dedicando-se, desenganadamente, à pesquisa e aos estudos da ciência médica, chegando a ser hoje um dos seus luminares. Especializou-se em psiquiatria, dedicando-se num trabalho de pesquisas percucientes a profundar-se os arcanos, visando minorizar o sofrimento dos que, perdida a razão, vivem um mundo diferente. Os seus limites científicos ultrapassaram as lindes nacionais. (Wilson Carvalho Gonçalves)

Fonte: Revista da Academia Piauiense de Letras (1992); e GONÇALVES, Wilson Carvalho, Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense. Teresina: Editora Júnior Ltda. 1997.