TERESINHA de Jesus Mesquita QUEIROZ

Compartilhe o conteúdo!

(1955). Ocupante da Cadeira nº 23 da APL. 

Teresinha Queiroz é professora e escritora. Nasceu em Esperantina, Piauí, onde fez seus estudos primários e secundários. Os pais: Félix Cardoso de Queiroz e Joaquina Mesquita de Queiroz. Licenciada em História pela Universidade Federal do Piauí (1977) e Bacharelada em Ciências Econômicas pela mesma IES (1983). Fez mestrado em História do Brasil (1984) na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e doutorado em História Social na USP (1992). É professora da UFPI desde 1979, lotada no Departamento de Geografia e História do CCHL, leciona no curso de graduação em História, nas áreas de Teoria e Metodologia da História e Métodos e Técnicas de Pesquisa. Bibliografia: Economia Piauiense: da pecuária ao extrativismo, Teresina, APECH/UFPI, 1993; Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as Tiranias do Tempo, Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1994; A Importância da Borracha e da Maniçoba na Economia do Piauí: 1900-1900, Teresina, APL/UFPI, 1994; História, Literatura, Sociabilidades, Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998.

Comentários: 

Que realça neste livro (História, Literatura, Sociabilidades) admirável da Prof. Teresinha Queiroz, uma das argutas estudiosas de nossa história? Já nos havia ela proporcionado em estudo anterior – Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as Tiranias do Tempo – a dimensão do seu talento e os primores de sua cultura universalista, de sua capacidade investigativa, de seu estilo claro e elegante, dos mais perfeitos que temos entre os novos autores. “Agora, como se completa, neste painel admirável dos aspectos mais fascinantes de nossa história social, que é o processo de mudança operado do final do século passado para o início do atual em nossa vida social e política. (Manoel Paulo Nunes, ex-presidente da APL).

Fonte: QUEIROZ, Teresinha – História, Literatura, Sociabilidades. Editora Halley S. A., 1998. QUEIROZ, Teresinha (org.). Conversa com M. Paulo Nunes. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2012, Coleção Centenário nº 5.
QUEIROZ, Teresinha. Literatura, Sociabilidade. 2ª ed. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2015, Coleção Centenário nº 27.