WILSON Carvalho GONÇALVES

Compartilhe o conteúdo!

(1923). Quinto e Atual Ocupante da Cadeira nº 12 da APL. Autor da obra. 

Professor e escritor. Nasceu a 21 de abril de 1923. Estudo primário no Grupo Escolar “Matias Olímpio”, de Barras do Marataoan. Curso secundário no Liceu Piauiense. Formado pela Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro. Cargos e funções exercidas: Secretário da Interventoria Federal do Piauí, nomeado por ato do Interventor federal de 1º-02-1943. Secretário particular do Interventor federal, nomeado em 25-06-1944. Secretário da Delegacia do Ministério da Fazenda. Chefe do CETREMFA-PI. Coordenador da ESAF- PI – Escola Superior de Administração Fazendária no Piauí. Conselheiro do CRIAF – Conselho Integrado da Administração Fazendária (MF). Membro do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (três mandatos). Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Federal. Cursos de formação e aperfeiçoamento. Curso de Comunicação e Audiovisual-Secretaria de Educação (RN). Instrutor do Imposto de Renda (NESAF-CE, 1978). Incentivos Fiscais-Sudene – Recife (1971). Desenvolvimento Organizacional (NI SAF – Porto Alegre, RS). Análise e Perspectiva de Treinamento a Distância – Rio de Janeiro Levantamentos de necessidades – Projeto ESAF – Florianópolis-SC. Política de Integração Fazendária – Brasília (DF). Administração de Treinamentos – ESAF – Governo Federal da Alemanha (1973), Executivos Fazendários – ESAF (SP). Aperfeiçoamento e Prática de Conversação em Inglês – Categoria Especial – Yázigí (1970-1973). Curso de Francês – Aliança Francesa (RJ). Técnicos de Arrecadação – NESAF – Manaus. Honrarias. Certificado e Medalha de reconhecimento pela colaboração ao programa Contribuinte do Futuro, expedido pela Secretaria da Receita Federal; diploma de Honra ao Mérito, conferido em Brasília pelo Conselho Federal de Farmácia; certificado e Medalha de Honra ao Mérito, conferido pela Escola Superior de Administração Fazendária, do Ministério da Fazenda; comenda do Mérito “Da Costa e Silva”, conferido pela União Brasileira de Escritores (PI) e a Comenda de Grão-Mestre da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Portador do “Prêmio Clio de História”, conferido pela Academia Paulistana de História do Estado de São Paulo (1998), com a apresentação do livro Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense. O Escritor. Obras publicadas: Os Homens que Governaram o Piauí, 1989; Teresina – Pesquisas Históricas, 1991; Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1ª e 2ª edições, editadas, respectivamente, em 1992 e 1993; Vultos da História de Barras, 1994; Roteiro Cronológico da História do Piauí, 1996; Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1997, e Antologia da Academia Piauiense de Letras, 2000. Inédito: História Administrativa e Política do Piauí. Pertence à Academia Piauiense de Letras, cadeira nº 12, e à de Letras do Vale do Longá. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense.

Eis alguns dados biográficos de um dos maiores pintores do país:

LUCÍLIO ALBUQUERQUE

Entre os maiores nomes da pintura nacional, sobressai, como um dos mais brilhantes, o de Lucílio de Albuquerque, infelizmente pouco conhecido em seu estado natal, o Piauí, dado o silêncio em torno de sua personalidade de grande artista. Ele era uma vocação inata para as artes. Nasceu para exteriorizar na tela todo o sentimento que lhe ia n’alma, e o fez como só fazem os grandes mestres. E com que expressão! E com que delicadeza de tons soube fixar os tipos, os motivos e as paisagens, com aquela mesma vocação artística dos grandes pintores.

Nasceu em Barras do Marataoan, Estado do Piauí, a 09-05-1877, sendo seus pais o desembargador Alcebíades Dracon de Albuquerque Lima e dona Filomena Albuquerque. Saiu de sua terra natal com apenas sete anos de idade. Fez seus estudos primários em Pernambuco, logo em seguida se transferindo para São Paulo, onde passou a sua adolescência. Sendo seu pai magistrado, as condições do meio em que vivia o levariam à magistratura, segundo a tradição de seus familiares. Somente a força da vocação rompeu essa cadeia de influências, para fazê-lo artista. Assim o sentimento vocacional foi maior, dominou as influências do meio. Matriculou-se em 1896 na Escola Nacional de Belas-Artes. Concluído o curso em janeiro de 1906, obtendo o prêmio de viagem à Europa por cinco anos, com a composição Anchieta escrevendo poema à Virgem, seguiu para a França, matriculando- se na Universidade Sorbone, o mais importante centro cultural daquele país.

Em 1911 regressa de Paris, onde durante cinco anos estudou e absorveu as mais renovadoras correntes culturais da época, notadamente o Simbolismo e o Impressionismo, os quais introduziu no seu país.

Lucílio de Albuquerque era um artista eclético, não explorou apenas um gênero, mas se pode dizer que passou por todos, e, em todos, revelou toda força de sua sensibilidade e criatividade. O paisagismo, todavia, era o gênero de sua predileção, apresentando- se como uma temática renovadora. Era considerado na época o maior paisagista do país. Flamboyant, Flor de Regato e Paraíso Perdido são telas admiravelmente sentidas e criadas com muita sensibilidade. “Suas paisagens são pedaços vivos, nítidos de nossa terra. Não são cantinhos de vegetação banal de sinfonia verde e amarela. É a terra castigada pelas intempéries. É a terra que o sol queima e as enxurradas martirizam. É a terra forte, moça, cheia de seiva”. – Luís Pelotti crítico de arte. Excepcional como figurista. No Retrato de Georgina, uma homenagem a sua esposa, ele mostra uma sensibilidade de desenho e de cor que permite lugar garantido na evolução da história da plástica nacional. Os motivos religiosos são sentidos com muita intensidade em suas telas, entre as quais destacamos Glorificação de Anchieta e Bênção Divina (1925), precursora da Imagem de Cristo (RJ) no alto do Corcovado. A história pátria está perpetuada nos seus trabalhos, destacando-se Expedição à Laguna e As Amazonas.

O grande pintor brasileiro expõe os seus trabalhos nos mais importantes centros culturais do mundo, entre os quais destacamos: Na França – O quadro A La Campagne, em 1908; em Portugal – Ícaro, em 1916; na Bélgica – As Amazonas; em Berlim – Paraíso Restituído; na cidade Nova Iorque – Grande Circo; em Buenos Aires. Despertar do Ícaro, 1939, e na cidade de Turim (Itália) – Paraíso Restituído.

Além de grande mestre da pintura nacional, foi extraordinário e brilhante como professor, admirado e aplaudido pelos seus alunos, que lhe reconheciam, ao lado da proficiência magisterial, o desassombro cívico. Exerceu muita influência na mocidade, artistas, constituída por uma plêiade portentosa das últimas gerações, inclusive o nome consagrado de Cândido Portinari.

Pertenceu às seguintes instituições: professor e diretor da Escola Nacional de Belas-Artes, membro da Sociedade Propagadora das Belas-Artes, da Associação de Artistas Brasileiros e da Academia Fluminense de Letras.

Depois de uma vida dedicada à arte, o notável artista, um dos maiores nomes da pintura nacional, que foi Lucílio Albuquerque, faleceu no Rio de Janeiro, a 19 de abril de 1939, deixando uma obra imperecível, cheia de ternura e beleza.

A seguir um rápido exemplo de como Lucílio de Albuquerque era visto pela crítica:

“Lucílio Albuquerque é um artista sóbrio e completo. Em suas composições há pensamento. É um figurinista curioso e sintético, e as suas paisagens são todas muito espontâneas, muito seguras nos seus planos, muito arejadas nas suas largas perspectivas. Há na sua arte uma perfeita consciência dos valores; uma justa preocupação dos volumes, um arrojo da fatura mui liberto, que caminha sabiamente para a síntese”. (Menotti del Pichia)

Lucílio de Albuquerque apresenta-se como um renovador do tema da paisagem. A sua visão toda nova, a sua emoção todo individual, ele se afina em uma construção leal das belas épocas da pintura. A matéria é saborosa no judicioso emprego dos processos. Não é apenas o prestígio da luz – o verdadeiro impressionismo já deu bastante de si – pois Lucílio estabelece solidamente os planos de sua composição, as linhas limitando com segurança massas e volumes, dando- lhe ar, vida. E a fisionomia grave e adusta da terra, sua estrutura essencial.

Lucílio de Albuquerque é o artista nutrido de cultura clássica, imbuído ademais de grandeza e de estilo que procura interpretar a forma numa fatura forte, sincera, própria à sua sensação.

Nas suas paisagens as linhas estruturais ganham uma feição de acordo com o seu temperamento, são realizações emotivas de uma harmonia construtiva que lhe é peculiar, são um mundo de tons e cores capaz de alcançar a unidade complexa da própria vida pela força plástica do artista”. (Galabert de Simas)

Fonte: GONÇALVES, Wilson Carvalho. Vultos da História de Barras, 1994.